Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

MPF: Segunda fase da Operação Bleeder investiga fraude na execução de obras públicas na Paraíba

 

Segunda fase da Operação Bleeder investiga fraude na execução de obras públicas na Paraíba

Operação desta quinta-feira (9) é desdobramento da Recidiva, realizada pelo MPF, Polícia Federal e CGU

#pracegover nome operação com letras brancas num fundo preto e branco

Arte: Secom/MPF

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (9) a segunda fase da Operação Bleeder, com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão nas cidades paraibanas de João Pessoa e Patos, além de Juazeiro do Norte (CE).

Nesta fase, a operação visa, além de ressarcir ao erário os valores pagos indevidamente, apurar a utilização de laranjas na constituição de empresas que eram usadas para executar as obras públicas.

A investigação teve início a partir das informações obtidas na Operação Recidiva, realizada em conjunto pelo Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), que visou combater esquemas criminosos de fraudes a licitações e desvios de recursos federais em municípios do interior paraibano, relativos à execução de obras de construção civil.

Com informações obtidas na Recidiva, foram realizados fiscalizações e levantamentos de dados envolvendo execuções de obras de açudes e barragens em municípios da Paraíba, sendo detectadas, dentre outras irregularidades, indícios de fraudes licitatórias, direcionamentos de contratos, contratações de empresas sem capacidade operacional, execução de obras de má qualidade e existência de sobrepreço e superfaturamento.

Conforme levantamento feito pela CGU, as obras investigadas totalizam, aproximadamente, R$ 79 milhões, tendo sido constatados indícios de sobrepreço e superfaturamento nos montantes de R$ 13,3 milhões e 8,2 milhões, respectivamente.

Informações da Polícia Federal

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6258
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas - das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 9h às 14h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale a verdade.