Total de visualizações de página

domingo, 17 de março de 2024

STJ julga homologação de sentença contra Robinho nesta quarta (20); veja informações sobre credenciamento da imprensa

 

STJ julga homologação de sentença contra Robinho nesta quarta (20); veja informações sobre credenciamento da imprensa

Está na pauta da sessão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcada para a próxima quarta-feira (20), a partir das 14h, o julgamento do pedido de homologação de sentença da Itália que condenou o ex-jogador Robson de Souza, conhecido como Robinho, à pena de nove anos de prisão por estupro. Com a homologação, a Itália pede que o atleta cumpra a pena pelo crime no Brasil.

A sessão será presencial, com transmissão ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.


A Corte Especial do STJ é formada pelos 15 ministros mais antigos da Casa. Para que a sentença seja homologada é necessário o voto da maioria simples, ou seja metade mais um dos ministros presentes. O quórum mínimo para realização é de oito ministros. O vice-presidente do Tribunal, ministro Og Fernandes, presidirá a sessão e, por isso, vota apenas em caso de empate. O pedido de homologação tem como relator o ministro Francisco Falcão.

No início do julgamento, haverá a realização de sustentações orais pelas partes. Cada um poderá fazer a exposição por até 15 minutos. Depois das manifestações orais, o ministro Francisco Falcão apresentará seu voto como relator. Na sequência, votam os demais ministros e ministras, por ordem de antiguidade

Análise da homologação não representa novo julgamento da ação estrangeira

Cabe à Corte Especial do STJ analisar os pedidos de homologação de decisões estrangeiras, para que elas passem a ter eficácia no Brasil – não se trata de um novo julgamento das ações cíveis ou penais que tramitaram no exterior, mas, sim, de um exame para verificar se a sentença cumpre os requisitos formais previstos pelo artigo 963 do Código de Processo Civil para homologação (se foi proferida por autoridade competente no exterior, se houve a citação do réu, se a decisão não constitui ofensa à ordem pública brasileira, entre outros).

Nos casos em que o STJ realiza a homologação, o artigo 965 do CPC prevê que o cumprimento da decisão estrangeira deve ser feito perante o juízo federal competente, ou seja, como regra, não compete ao STJ executar a sentença homologada, e sim à Justiça Federal de primeira instância.

Credenciamento de imprensa para o julgamento do Caso Robinho

Profissionais de imprensa interessados em fazer a cobertura presencial do julgamento devem preencher o formulário de credenciamento.

A Corte Especial tem capacidade para receber um público de até 188 pessoas. Haverá área reservada para a imprensa (36 lugares), que será ocupada por ordem de chegada. Portanto, o credenciamento garante o acesso ao plenário da Corte Especial no limite da sua capacidade. O excedente será direcionado a outro plenário para acompanhar a transmissão por telão.

A retirada das credenciais poderá ser feita das 12h do dia 19/3 até as 12h do dia 20/3, na Secretaria de Comunicação Social (SCO), localizada no térreo do Edifício do Pleno, mediante a apresentação de documento ou procuração.

Em razão da limitação de espaço, não será permitido o ingresso de cinegrafistas ou de fotógrafos da imprensa no plenário da Corte Especial. As imagens (vídeo e foto) serão fornecidas pela SCO/STJ aos que demandarem pelo formulário de credenciamento ou pelos canais de atendimento à imprensa: imprensa@stj.jus.br ou (61) 99982-7618 (WhatsApp).


Esta notícia refere-se ao(s) processo(s):HDE 7986
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Fale a verdade.