Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de julho de 2022

MP Eleitoral no DF emite recomendação sobre acessibilidade na propaganda eleitoral na televisão

 

MP Eleitoral no DF emite recomendação sobre acessibilidade na propaganda eleitoral na televisão

Imprimir

Partidos devem garantir a utilização de subtitulação, intérprete de Libras e audiodescrição de imagens

#Pratodosverem: Arte com fundo claro traz a frase Ministério Público nas Eleições 2022. Estão presentes as cores preto, laranja e verde.

Imagem: Secom/MPF

Com o intuito de promover direitos às pessoas com deficiência no que diz respeito ao acesso à informação e à comunicação nas eleições deste ano, a Procuradoria Regional Eleitoral no Distrito Federal (PRE/DF) emitiu, nessa quarta-feira (20), recomendação aos partidos políticos do DF para que adotem recursos relacionados à acessibilidade na veiculação de propaganda eleitoral na televisão, como a utilização simultânea e cumulativa, da subtitulação por meio de janela aberta, janela com intérprete de Libras e audiodescrição.

Segundo o procurador regional Eleitoral Zilmar Antonio Drumond, isso deve ser observado tanto para a exibição em rede, quanto nas inserções de 30 e 60 segundos. A recomendação está respaldada na Lei Brasileira de Inclusão (Lei n. 13.146/2015), que, entre outras previsões, assegura à pessoa com deficiência a garantia de que os pronunciamentos oficiais, a propaganda eleitoral obrigatória e os debates transmitidos pelas emissoras de televisão possuam os recursos citados.

O MP Eleitoral fiscalizará a propaganda eleitoral de partidos no DF com base também nas Resoluções nº 23.610/2019 e nº 23.671/2021 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Acesse a íntegra da Recomendação.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional da República da 1ª Região
twitter.com/MPF_PRR1 
Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br
(61) 3317-4862/4865


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale a verdade.