Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

MPF recomenda cronograma de implementação da Casa da Mulher Brasileira no Rio de Janeiro

 

MPF recomenda cronograma de implementação da Casa da Mulher Brasileira no Rio de Janeiro

Recomendação é para apresentação de planejamento que viabilize construção da casa no estado

Duas mulheres se dão a mão, em simbolismo a sororidade e apoio mútuo.

Stock Photos

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação ao Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, para que apresente cronograma das providências necessárias para implementação, no prazo de um ano, da Casa da Mulher Brasileira. A recomendação expedida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), se dá no bojo de inquérito civil que apura as providências adotadas para sanar a demora na contratação das obras não foram suficientes para viabilizar a construção da casa.

Em 13 de março de 2013, foi publicado o Decreto Presidencial nº 7.958, que tratou do Programa Mulher: Viver Sem Violência que, dentro de sua estratégia de ação, previu a implementação e manutenção da Casa Da Mulher Brasileira . Em 2019, passados seis anos sem que sequer tenha sido construída, por falta de recursos, foi publicado o Decreto nº 10.112/2019, reformulando o programa, que passou a se chamar Programa Mulher Segura e Protegida.

A Casa Da Mulher Brasileira, tal como previsto, é um equipamento público que concentra no mesmo espaço os principais serviços multidisciplinares de atendimento às mulheres. Segundo informações colhidas no inquérito, foi constatada a inviabilidade de utilização do imóvel inicialmente selecionado para a construção da Casa da Mulher Brasileira, uma vez que este necessitaria de uma reforma integral, não integra o patrimônio do Estado do Rio de Janeiro e encontrava-se ocupado por população em situação de rua.

De acordo com informações prestadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, em dezembro de 2021, os demais imóveis considerados não possuiriam condições de habitabilidade e que, por esse motivo, estava em tratativas com os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias objetivando firmar convênio para implementação e execução dos serviços do programa recomendado. Recentemente, o governo federal informou a instalação de Casa da Mulher Brasileira em Japeri.

Na recomendação, o MPF estabeleceu prazo de 30 dias para a apresentação do cronograma e as providências que serão adotadas para seu cumprimento.

Inquérito Civil nº 1.30.001.003849/2015-25

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
twitter.com/MPF_PRRJ
Atendimento à imprensa:  
Canal no Telegram: https://t.me/mpfrj


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale a verdade.