Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de maio de 2022

MPF: Após recomendação do MPF, Prefeitura de Garrafão do Norte (PA) deixa de usar área indígena como lixão

 

Após recomendação do MPF, Prefeitura de Garrafão do Norte (PA) deixa de usar área indígena como lixão

Imprimir

Segundo relatório, resíduos foram removidos e não há indícios de novos despejos no local

Arte com fundo azul escuro e, ao centro, a palavra Resultados. A palavra está na cor branca. Na parte inferior central da imagem, a marca do Ministério Público Federal. A marca, formada pelas iniciais da instituição - MPF - está na cor azul marinho sobre área branca.

Arte: Ascom da unidade do MPF no PA

A Prefeitura de Garrafão do Norte, no nordeste do Pará, atendeu a medidas recomendadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e deixou de utilizar área da Terra Indígena (TI) Alto Rio Guamá para depósito de lixo.

Essa informação foi comprovada pela Prefeitura em relatório divulgado pelo MPF nesta quinta-feira (26).

A recomendação foi emitida em novembro de 2021. Na época, o município respondeu que iria segui-la, mas denúncias recebidas pelo MPF indicaram que a prefeitura prosseguiu com o despejo irregular de lixo.

O MPF então entrou com ação na Justiça Federal, no mês seguinte, pedindo ordem judicial para paralisação imediata do despejo de lixo no local.

Comprovações - Neste mês de maio de 2022, a prefeitura elaborou relatório, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em que atesta o cumprimento das medidas recomendadas.

Segundo o documento, que contém registros fotográficos, visita técnica constatou que houve a remoção dos resíduos depositados e que não há indícios de novos despejos no local.

O relatório também aponta a nova localização da área de despejo de resíduos sólidos do município. A distância entre o limite da TI e o novo depósito de resíduos da prefeitura é de mais de dois quilômetros.

Outra recomendação acatada - Este ano o MPF recebeu resposta positiva a outra recomendação enviada pelo MPF a um município do nordeste paraense no final do ano passado.

A Prefeitura de Paragominas informou ao MPF que providenciou o atendimento de recomendação para a regularização dos sistemas anti-incêndio de escolas públicas do município, tendo iniciado levantamentos orçamentários para a compra de equipamentos para as unidades de ensino.

O MPF também foi informado pela prefeitura que o município estabeleceu parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará para a execução do projeto Bombeiro na Escola, uma proposta para adoção de práticas preventivas de combate a incêndios e outras emergências nas escolas.

Também foi registrado pela Prefeitura planejamento de mobilização dos gestores escolares para formação de brigadistas, a partir de capacitação teórica e prática a ser ministrada pelo Corpo de Bombeiros.

O MPF segue com inquérito aberto sobre o tema para acompanhar a efetivação das atividades previstas pela Prefeitura.


Íntegra do relatório da Semma de Garrafão do Norte sobre o fim do depósito de lixo na TI Alto Rio Guamá

 

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
(91) 3299-0148 / 3299-0212
(91) 98403-9943 / 98402-2708
saj.mpf.mp.br
mpf.mp.br/pa
twitter.com/MPF_PA
facebook.com/MPFederal
instagram.com/mpf_oficial
youtube.com/canalmpf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale a verdade.