MPF obtém sentença que condenou traficante internacional de drogas
Além do crime de tráfico internacional de drogas, Agnaldo Martins Rodrigues também foi condenado por contrabando
Imagem: Secom/MPF
O Ministério Público Federal (MPF) obteve, no último dia 9 de maio, a condenação de Agnaldo Martins Rodrigues pelos crimes de tráfico internacional de drogas, na modalidade financiamento, e de contrabando.
De acordo com as investigações, Agnaldo financiou e chefiou a atuação do motorista Gérson Manoel Teixeira Júnior no carregamento e importação de 14,4 toneladas de maconha, 950g de haxixe e 115 caixas de cigarros paraguaios.
Na tarde do dia 4 de setembro de 2019, o motorista Gérson foi abordado por policiais rodoviários federais em um posto de combustíveis localizado na BR-364, em Jataí (GO). No caminhão, os agentes sentiram um forte odor de maconha e passaram a revistar a carga que, inicialmente, parecia se tratar de caixas de óleo de soja e sacos de ração animal. Contudo, ao realizarem um corte na lataria do semirreboque, as drogas e os cigarros foram encontrados. O motorista, então, foi preso em flagrante e posteriormente condenado a 11 anos de reclusão.
A análise dos dados do GPS do veículo mostrou que, dois dias antes da apreensão, o caminhão esteve efetivamente no Paraguai. A partir daí, a Polícia Federal passou a investigar o caso e chegou até Agnaldo por meio de depoimentos de pessoas que com ele negociaram o caminhão e o semirreboque e em virtude de ele já responder a vários inquéritos pelo crime de contrabando com o mesmo modus operandi. Já as notas fiscais usadas para tentar simular o transporte de mercadorias lícitas e, assim, encobrir os delitos, foram emitidas por empresas de fachada vinculadas ao condenado.
Pelos crimes, Agnaldo foi condenado a mais de 23 anos de reclusão e ao pagamento de multa. O cumprimento da sentença será em regime inicial fechado.
Íntegra da sentença (Autos n° 1001808-46.2019.4.01.3507 – Vara Federal Cível e Criminal da Justiça Federal em Jataí).
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em GoiásFones: (62) 3243-5454/3243-5266
E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br
Site: www.mpf.mp.br/go
Twitter: http://twitter.com/mpf_go
Facebook: /MPFederal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fale a verdade.