Interesse Público fala sobre a atuação do MPF para combater a violência policial no país
A pedido do MPF, a Justiça Federal suspendeu a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em operações conjuntas fora das estradas federais. Edição inédita do IP vai ao ar nesta sexta-feira (1º), às 20h, na TV Justiça
Reprodução Interesse Público
Esta semana o Interesse Público começa com relatos de pessoas que vivenciaram cenas de terror em operações policiais no Rio de Janeiro. A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal suspendeu uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que permitia, desde 2021, à Polícia Rodoviária Federal a participar de operações fora de estradas federais. Só neste ano, três operações levaram à morte de 37 pessoas.
IP mostra que foi lançado, na sede da ESMPU, em Brasília, o Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas. A iniciativa prevê ações coordenadas que busquem a proteção integral e a promoção de direitos e de apoio às vítimas na perspectiva de atuação do Ministério Público brasileiro. O intuito é facilitar o acesso à informação e aos canais de acolhimento, além de ampliar as ferramentas disponíveis, humanizar e capacitar a rede de atendimento ministerial, combatendo a revitimização e a violência institucional. Para isso, o movimento vai promover cursos e seminários, editar publicações e realizar campanhas, como forma de mobilizar o MP e a sociedade para o tema, além de acompanhar propostas de alteração na legislação que trata do atendimento e proteção a vítimas.
No Pará, o Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça o julgamento de um processo que busca a conclusão das obras do Hospital Materno-Infantil de Santarém. A construção foi iniciada em 2013, mas cerca de 30% dela ainda está incompleta. Enquanto isso, a mortalidade neonatal na região tem números elevadíssimos. De janeiro a novembro do ano passado, somente no Hospital Municipal de Santarém, 10 mulheres morreram por complicações no parto, 62 bebês nasceram mortos e 63 recém-nascidos faleceram no pós-parto. Tanto na ação quanto em outras manifestações no processo, o MPF alerta que a obra do hospital, que poderia mudar essa realidade, está se deteriorando com o passar dos anos.
Criminal - A equipe do IP em Minas Gerais fala sobre a atuação do MPF para responsabilizar os mandantes do crime conhecido como Chacina de Unaí, em Minas Gerais. O assassinato de três fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho ocorreu na manhã do dia 28 de janeiro de 2004, enquanto investigavam denúncias de trabalho escravo na região. Desta vez, a pedido do MPF, o Tribunal do Júri Federal condenou o ex-prefeito de Unaí Antério Mânica a 64 anos de prisão como mandante do assassinato.
Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por 28 emissoras parceiras distribuídas pelo Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.
O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das Assessorias de Comunicação das unidades do MPF em todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fale a verdade.