Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de maio de 2022

MPF: Interesse Público: MPF defende preservação da Mata Atlântica em Minas Gerais

 

Interesse Público: MPF defende preservação da Mata Atlântica em Minas Gerais

Imprimir

Edição inédita ainda mostra situação de 889 famílias no Tocantins e medidas adotadas para combater crise humanitária em território Yanomami, em Roraima. Estreia é nesta sexta-feira (20), às 20h, na TV Justiça

Foto aérea mostra em primeiro plano um bairro residencial com muitas casas e prédios e, ao fundo, área preservada de Mata Atlântica.

Foto: Divulgação/Interesse Público

O Ministério Público Federal (MPF) defende a sobrevivência da Mata Atlântica em meio à expansão urbana. Ação judicial pede multa milionária para a construtora Sercel e pelo menos outras 20 pessoas jurídicas e físicas, por danos ambientais em bairro de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde ocorre a expansão de um condomínio de alto padrão. Laudos técnicos mostram que o local possui nascentes e cursos d’água e, por isso, tem relevante função de proteção aos mananciais.

No Tocantins, o MPF acionou a Justiça contra a União e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para garantir a retomada do Programa Nacional de Reforma Agrária no estado. O projeto está parcialmente suspenso desde 2019 e, desde então, 889 famílias vivem em situação de incerteza.

A Justiça Federal em Santa Catarina atendeu a pedido do MPF e determinou que o órgão ambiental de Florianópolis (Floram) e a Vigilância Sanitária do município façam vistorias em todas as estações elevatórias de esgoto do sistema de coleta na bacia hidrográfica da Lagoa da Conceição. A medida faz parte do trabalho de prevenção de novos problemas na paisagem da Ilha da Magia, que em janeiro de 2021, ficou submersa por 130 milhões de litros de esgoto.

Reportagem mostra o avanço do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Diante de denúncias de graves crimes contra indígenas e ameaças à saúde e à existência física das suas comunidades, o MPF apresentou à Justiça Federal pedido para obrigar a União a retomar ações de proteção e operações policiais contra o garimpo ilegal no território Yanomami.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por 29 emissoras parceiras distribuídas pelo Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das Assessorias de Comunicação das unidades do MPF em todo o país.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400 
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale a verdade.