Total de visualizações de página

domingo, 19 de outubro de 2014

Ministro suspende divulgação de pesquisa eleitoral em Minas Gerais

Ministro Admar Gonzaga  durante sessão do TSE.

Ministro suspende divulgação de pesquisa eleitoral em Minas Gerais


O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu a divulgação de pesquisa eleitoral relacionada ao segundo turno das eleições presidenciais pela ausência de indicação de fatores de ponderação por grau de instrução (escolaridade) e nível econômico (renda familiar).
Realizada pela empresa GPP Planejamento e Pesquisa Ltda, a pesquisa com abrangência específica para Minas Gerais, seria divulgada a partir de hoje (18).
A representação, com pedido de liminar, foi ajuizada pela Coligação Com a Força do Povo e pela candidata Dilma Rousseff, por suposta irregularidade na pesquisa de intenção de voto registrada na Justiça Eleitoral.
Ao decidir liminarmente pela suspensão, o ministro Admar Gonzaga destacou que a preocupação primordial da Justiça Eleitoral é impedir a divulgação de coleta de dados que não observe as prescrições legais e, por conseguinte, possa interferir no equilíbrio do pleito em razão da influência que podem exercer sobre o eleitorado.
Citando precedentes da Corte, o ministro reiterou que a Resolução nº 23.400/2013 do TSE estabelece expressamente que o pedido de registro de pesquisa eleitoral deve conter informação atinente ao plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.
“Ante o exposto, concedo a liminar para suspender a divulgação da pesquisa BR-01127/2014 até decisão final da representação”, concluiu o relator.
MC/GA
Processo relacionado: Rp 167164

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale a verdade.