Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de julho de 2013

Direito e Psicanálise são discutidos na Emerj

Direito e Psicanálise são discutidos na Emerj

09/07/2013
A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), através do Fórum Permanente de Direito e Psicanálise, promoveu nesta terça-feira, dia 9, a palestra “Para pensar a articulação entre Direito e Psicanálise”, proferida pelo psicanalista e professor de Direito Agostinho Ramalho.
O palestrante falou sobre a interdisciplinaridade existente entre Direito e Psicanálise, que, de acordo com ele, não é um somatório de saberes, mas uma maneira de uma disciplina interferir na outra a ponto de causar transformação em uma e outra. “É preciso, porém, evitar reducionismos, pois cada disciplina tem sua própria especificidade”, afirmou.
Uma das questões levantadas foi “O que é o Direito?”. Segundo o professor, essa é uma pergunta que implica outras, como, por exemplo, “Para que o Direito serve?”. E essa segunda pergunta tem respostas diversas, dependendo de quem responde. “A verdade é plural, é múltipla. As diferentes concepções de Direito correspondem a diferentes concepções de verdades”, concluiu.
A respeito da Psicanálise, Agostinho Ramalho comparou Freud a Sócrates no livro de Platão O banquete, quando o filósofo proferiu a famosa frase “Sei que nada sei”. A Psicanálise, segundo Ramalho, é a ciência do ouvir, assim como fazia Sócrates, e só pode ser praticada por não sábios, pois os sábios já sabem tudo e, consequentemente, não precisam ouvir o outro para aprender. “O saber que não sabe é que torna possível a Filosofia”, afirmou o professor.
Reunindo Direito e Psicanálise, o professor lembrou que é importante que o juiz saia de sua posição de “saber” para ouvir as partes, reconhecendo que nada sabe sobre o processo em questão até que possa compreender as partes nele envolvidas.
 No final da palestra, foi aberto um debate no qual a plateia pôde tirar suas dúvidas e dar sua opinião sobre o tema.
Compuseram a mesa o presidente do Fórum Permanente de Direito e Psicanálise, desembargador Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho; a vice-presidente do Fórum, juíza Andréa Maciel Pachá; o juiz Rubens Casara e o advogado e professor Antonio Pedro Melchior, membros do Fórum.
Fonte: TJ (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale a verdade.